SERVIÇOS

Empréstimo Domiciliar
Serviço exclusivo para pessoas com vínculo formal com a UFRGS ou HCPA. 


Consulta Local
Consulta ao acervo nas dependências da Biblioteca. Serviço disponível também à comunidade em geral.

Pagamento de Multas
O pagamento das multas, geradas por atraso de materiais da Biblioteca, deve ser pago através de GRU (Guia de Recolhimento da União). A GRU é emitida na página do  SABi, após a Identificação do usuário e seleção do(s) débito(s) a pagar em cada uma das bibliotecas. Lembre-se
  • o pagamento só pode ser realizado após a devolução do  documento em atraso;
  • os comprovantes (GRU e recibo bancário) devem ser entregues na biblioteca para regularizar a  sua situação;
  • não será aceito comprovante de agendamento de pagamento.

Comutação Bibliográfica 
Serviço cooperativo que obtém documentos em bibliotecas de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Esse serviço poderá ser solicitado à biblioteca através do preenchimento de um formulário contendo informações do solicitante bem como do documento a ser buscado. É necessário realizar o     pagamento antecipado da taxa referente ao serviço. A biblioteca atende solicitações através do Programa COMUT (IBICT) e do SCAD – Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos – (Bireme). Para maiores informações entre em contato através do e-mail: comut@ufrgs.br.


Ficha Catalográfica
Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações defendidas junto aos Programas de Pós-Graduação da UFRGS.

A partir da inserção dos dados no formulário específico, o Sistema gera automaticamente a ficha catalográfica, possibilitando a impressão e download.

Importante: Ao preencher o campo Assuntos, recomendamos a utilização do DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.

Dúvidas?
Acesse o Tutorial , as Informações e Orientações de uso ou entre em contato conosco.


Normatização de Trabalhos Acadêmicos
Orientações aos professores, alunos e funcionários da Faculdade de Medicina da UFRGS e HCPA em relação às principais normas da ABNT referentes à documentação, e as Normas de Vancouver, específicas da área da saúde.


a) Na Biblioteca: atendimento realizado de forma individual, sob horário marcado antecipadamente. Oportunidade para os usuários tirarem dúvidas e obterem esclarecimentos gerais acerca da elaboração de seus trabalhos acadêmicos. Essas orientações serão sempre baseadas nas principais normas de documentação vigentes.


b) Através de e-mail: Atendimento realizado de forma virtual. Nessa modalidade os usuários poderão remeter à Biblioteca suas dúvidas sobre normalização através de correio eletrônico: bibmedref@ufrgs.br.


c) Consulte também o documento “Normatização de documentos conforme as normas da ABNT". Elaborado por Bibliotecárias da Biblioteca FAMED/HCPA, serve como referência sobre Normatização de trabalhos acadêmicos. (Clicar aqui para acessar o documento)


Programas de Capacitação dos Usuários
Treinamentos oferecidos a grupos de usuários, especialmente alunos, a fim de que adquiram maior autonomia para encontrarem as informações que desejam, fazendo uso mais efetivo dos recursos de informação que o Sistema de Bibliotecas da UFRGS disponibiliza. Esse serviço poderá também proporcionar maior aptidão nos procedimentos formais das pesquisas científicas.
     
O programa é oferecido em duas modalidades:
a) Recursos informacionais: apresentação expositiva dos recursos de informação que o SBU dispõe;
b) Normalização de trabalhos acadêmicos: apresentação expositiva referente às principais normas de documentação vigentes.


Essas atividades deverão ser agendadas previamente.


Catalogação da Produção Intelectual da Universidade  e do HCPA

Denomina-se produção intelectual a produção científica, técnica, artística e administrativa da UFRGS e do HCPA, quando os documentos são produzidos no âmbito destas instituições ou por integrantes do seu corpo docente, técnico-administrativo e discente (desde que orientados por docentes que possuam vínculo ativo com a UFRGS).

Para registro desta produção é imprescindível que esteja mencionado no documento apresentado, o vínculo do(s) autor(es) com a UFRGS e/ou HCPA. A entrega dos documentos para registro no SABi pode ser feita diretamente na biblioteca ou pelo e-mail: bibmed-pi@ufrgs.br.


Tipos de documentos considerados Produção Intelectual:
- Artigos
- Livros e capítulos de livros
- Trabalhos apresentados em eventos


Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, contatar o setor de processamento técnico da biblioteca pelo telefone (51) 3308.5596.


Mantenha sua produção intelectual atualizada junto à Biblioteca FAMED/HCPA.