PESQUISA

Reúne informações e links importantes.

Acesse o acervo de todas as bibliotecas da UFRGS ou refine sua pesquisa por biblioteca.

Portal de acesso que reúne os documentos digitais gerados no âmbito da Universidade, visando sua preservação e divulgação.

Oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 12.661 revistas, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de  informação acadêmica com acesso gratuito a internet.

Para acessar a Capes, clique em "meu espaço", selecione a instituição e utilize o mesmo usuário e senha do Portal do Aluno/Servidor.

Indicação de livros eletrônicos nas diversas áreas do conhecimento.


Veja também -  relação das principais Bases de Dados acessadas pela UFRGS, vinculadas à área de Medicina:

MEDLINE - PubMED -  Base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 5.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém referências de artigos publicados desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal.

LILACS - Base de dados cooperativa da Rede BVS que compreende a literatura relativa às ciências da saúde, publicada nos países da América Latina e Caribe, a partir de 1982. Atinge mais de 400.000 mil registros e contém artigos de cerca de 1.300 revistas mais conceituadas da área da saúde, das quais aproximadamente 730 continuam sendo atualmente indexadas e também possui outros documentos tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

Biblioteca Cochrane - Consiste de uma coleção de fontes de informação atualizada sobre medicina baseada em evidências, incluindo a Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas - que são revisões preparadas pelos Grupos da Colaboração Cochrane. O acesso à Biblioteca Cochrane através da BVS está disponível aos países da América Latina e Caribe, exclusivamente.

Primal Pictures - Base de dados de imagens tridimensionais de toda anatomia humana; é uma reconstrução computadorizada de um cadáver humano, excelente para o aprendizado em várias áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Educação física, entre outras.

LEYES - Base de dados sobre legislação básica do setor de saúde na América Latina e Caribe. Contém referências bibliográficas da legislação em saúde vigente em mais de trinta países.

ADOLEC - Base de dados sobre Adolescencia e Saúde

HISA - História da Saúde Pública na América Latina e Caribe
Base de dados bibliográfica desenvolvida pela Biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz (COC). A HISA abrange temas relacionados à história da medicina e da saúde pública, incluindo eventos e processos históricos: narrativas, memórias, reconstituições, comparações. A dimensão geográfica das coleções é internacional, com ênfase na América Latina e Caribe.

SCOPUS - Base de dados referencial multidisciplinar disponível no Portal de periódicos da Capes.

Web of Science - Base de dados referencial multidisciplinar disponível no Portal de periódicos da Capes.

 
Como localizar periódicos

O Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde é mantido pela BIREME e arrola links para periódicos eletrônicos e o acervo de bibliotecas da área da saúde (Base SeCs).

Dicas:
• No formulário eletrônico digite o título do periódico ou sua abreviatura (omita artigos e preposições);
• Selecione "Pesquisar";
• Aparecerá um link para o formato eletrônico e outro para a base SeCS;
           • No link para o formato eletrônico há informações sobre a gratuidade ou não do acesso;
       • Na base SeCS as bibliotecas estão listadas por um código dado pela BIREME; ao encontrar a biblioteca que possui o volume e fascículo desejado, anote o código da mesma. Código da Biblioteca FAMED/HCPA é BR18.1

 
Catálogo Coletivo Nacional (CCN)
Mantido pelo IBICT, arrola o acervo de bibliotecas brasileiras em todas as áreas do conhecimento.

Dicas:
• Digite o título do periódico, separando cada palavra com and (omita artigos e preposições);
• Se não souber o título completo, digite o radical das palavras seguido do sinal de % e um espaço; Ex.: Pediatr% and Rev%

Selecione "Executar busca";
• Após a indicação no número de registros encontrados selecione "Visualizar consulta";
• Marque o(s) título(s) de seu interesse e selecione "Visualizar registro";
• As bibliotecas estão listadas por Estado, ao encontrar a biblioteca que possui o volume e fascículo desejado, anote a sigla da mesma;

Nossa sigla - Biblioteca FAMED/HCPA é UFRGS/MED/BT.


ATENÇÃO: Para ter acesso a alguns recursos de informação fora da universidade, (tais como: Portal da Pesquisa, E-Livro, E-books da Springer, Web of Science e outros)  é  necessária a configuração de proxy. Clique aqui para instruções