segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cientistas que desvendaram segredos do sistema imunológico ganham Nobel de Medicina

Estadão (03/10/2011)


Prêmio de 2011 será entregue a Bruce Beutler e Jules Hoffmann; comitê também concederá premiação póstuma a Ralph Steinman


ESTOCOLMO - Três cientistas que desvendaram os segredos do sistema imunológico do corpo humano são os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina 2011. O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,5 milhão ou R$ 2,7 milhões). Ralph Steinman, que morreu na sexta-feira, 30, de um câncer pancreático receberá o prêmio póstumo. O cientista americano Bruce A. Beutler, o francês Jules A. Hoffmann e o canadense Ralph M. Steinman tiveram seus méritos reconhecidos por "revolucionar nosso conhecimento do sistema imunológico ao descobrir princípios cruciais para a sua ativação. "A descoberta dos três cientistas serviu para combater doenças contagiosas, desenvolver vacinas e no avanço da luta contra o câncer.Beutler e Hoffmann compartilharão a metade do prêmio pelo estudo da década de 1990 da imunidade inata. Eles descobriram proteínas receptoras que conseguem reconhecer os microorganismos que atacam o corpo e que ativam a "imunidade inata", o primeiro passo da resposta imune do corpo.
Hoffmann investigava em meados da década de 1990 como as moscas da fruta combatem as infecções, e dispunha para isso de exemplares desses insetos com mutações em vários genes, como os receptores Toll, proteínas com um papel importante na adaptação do sistema imunológico. Ao infectar as moscas com bactérias ou fungos, observou que aquelas que tinham mutações nos receptores Toll morriam porque não eram capazes de construir uma defesa efetiva. O cientista descobriu que os receptores estavam envolvidos no processo de detecção de microorganismos patogênicos e que era necessário ativá-los para conseguir uma reação bem-sucedida.