segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Curso de Nutrição promove Tertúlia em Segurança Alimentar


 Fonte: UFRGS (08/10/2012)


O Curso de Nutrição e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) UFRGS promovem a Tertúlia em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS). A atividade é parte integrante da Semana Mundial da Alimentação e será realizada no dia 20 de outubro (sábado), das 8h30min às 12h nas salas da Faculdade de Medicina (Av. Ramiro Barcelos, 2400 – Santana). Durante a manhã ocorrerão apresentações de trabalhos ou relatos de experiências, seguidas de debate. Os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição (apresentador de trabalho/relato ou participante) para o e-mail tertuliasema@gmail.com. A data limite para inscrições de trabalhos ou relatos de experiências é até o dia 12 de outubro de 2012 (6ª feira). Esse evento é uma iniciativa do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFRGS),  Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), Emater/RS-Ascar, Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Maiores informações no site do CECANE ou pelo telefone (51) 33085766.

"Quero beneficiar pacientes com células-tronco", diz Nobel japonês

Kyodo/Reuters
Ainda aparentemente atordoado com o impacto de ter ganhado o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2012, o japonês Shinya Yamanaka, 50, da Universidade de Kyoto, concedeu uma entrevista marcante pela humildade ao site do prêmio. Yamanaka fez questão de destacar a importância de dividir o prêmio com o britânico John Gurdon, responsável pelo pontapé inicial nas pesquisas com reprogramação celular ao clonar rãs em 1962. Gurdon mostrou que o DNA de células adultas tinha o potencial de produzir um novo organismo ao colocar o núcleo de células intestinais do batráquio em óvulos cujo núcleo tinha sido retirado. A técnica acabaria sendo usada para criar a ovelha Dolly em 1996. Já Yamanaka, em 2006, descobriu a "receita" de genes necessária para que células adultas voltassem ao estado embrionário sem precisar passar pela clonagem. 

"É uma tremenda honra para mim, especialmente por saber que vou dividir o prêmio com o doutor John Gurdon, eu o respeito muito. Consegui começar meu projeto por causa da descoberta dele 50 anos atrás. Na verdade, ele publicou seu trabalho em 1962, no ano em que nasci, então eu me sinto muito feliz, muito honrado", declarou Yamanaka. "Só consegui fazer o que fiz por causa de John Gurdon. Essa área de pesquisa tem uma história muito longa, na qual posso até ter tido um papel importante, mas não fui eu que iniciei essa área."