quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Scielo Books - Nutrição


Você sabia que existem vários títulos de livros na área de Nutrição disponíveis em formato on-line no Scielo Books? O Nutriblog publicou um post sobre este assunto listando o link para algumas destas obras.

Acesse a notícia completa clicando na imagem abaixo:


Pesquisa lista mitos mais comuns na luta contra o câncer

 Fonte: BBC Brasil (04/10/2012)

Um dos maiores desafios na luta contra o câncer é esclarecer os mitos que cercam a doença, dizem os especialistas.

 

Por exemplo, muitos pensam que a genética tem um papel muito maior na incidência do problema do que realmente tem, e que o estresse e pancadas no corpo são fatores de risco importantes.Mas o principal mal-entendido, como mostra um estudo apresentado durante o congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Clínica (Esmo, na sigla em inglês), em Viena, na Áustria, é que as pessoas ainda não têm clareza o suficiente sobre a importância do estilo de vida para a prevenção da doença. Para o professor Hans-Jörg Senn, presidente da Faculdade de Prevenção do Câncer da Esmo, "o estudo revela que há uma grande confusão sobre os fatores de risco do câncer: usar roupa apertada não aumenta o risco da doença, mas a obesidade, sim".

Mitos

No estudo, dirigido pelo médico Derek Power, oncologista clínico dos hospitais universitários de Mercy e Cork, na Irlanda, participaram 748 pessoas da população geral, incluindo 126 profissionais da área da saúde. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário para analisar seu conhecimento sobre os riscos do câncer. "Há muitos mitos sobre os riscos do câncer que seguem sendo muito populares. Por exemplo, muitas pessoas pensam, erroneamente, que uma pancada contra os seios, o stress, usar roupa apertada, telefones celulares, alimentos geneticamente modificados e aerossóis, são fatores de risco de câncer importantes", diz o chefe da pesquisa.