quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Material referente ao "Seminário Especial de Pesquisa: indicadores de produção e impacto das publicações científicas" já está disponível!


O Seminário Especial de Pesquisa: indicadores de produção e impacto das publicações científicas, ocorrido na última segunda-feira (17/10/2011), contou com apresença de cerca de 180 participantes. A palestrante, Letícia Strehl, bibliotecária e pesquisadora na área de Comunicação Científica, abordou os seguintes temas: dilemas de avaliação da produção científica,  indicadores de produção e impacto da produção científica e o Qualis da CAPES e sua relação com os indicadores bibliométricos nas áreas médicas.
Os certificados serão enviados por e-mail até o dia 30 de outubro.

Acesse AQUI os slides apresentados no  Seminário (material disponível no site da Biblioteca Central).

Intercâmbio entre culturas

Revista Pesquisa FAPESP (19/10/2011)

Estudo evidencia o grau de exposição dos artigos científicos brasileiros



Clique aqui para ver a figura ampliada


A pesquisa brasileira, como se sabe, vem ganhando espaço na geografia da ciência mundial – a contribuição do país para a produção científica internacional passou de 1,6% do total de artigos publicados em 2002 para 1,9% em 2006, segundo dados da base Thomson Reuters. Mas o peso dos diversos campos do conhecimento no desempenho brasileiro é desigual. Estudo divulgado na edição de julho da revista Scientometrics produziu um inédito levantamento sobre a performance de cada conjunto de disciplinas no total de artigos brasileiros divulgados em periódicos internacionais. O trabalho mostra que a área das ciências exatas e da Terra tem quase 70% de pesquisadores que publicam mais da metade de seus artigos em periódicos internacionais, aqueles divulgados em outros idiomas que não o português, enquanto em campos como linguística e artes mais de 80% dos pesquisadores só publicam em revistas nacionais. O estudo é assinado por Paula Leite, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e por seus dois orientadores, Jacqueline Leta, professora da UFRJ, e Rogério Mugnaini, da Universidade de São Paulo (USP).