Recém-chegado às gôndolas dos supermercados --e forte candidato a virar
mania-- o iogurte grego tem até o dobro de calorias e três vezes mais
gordura que o iogurte tradicional. Um pote (100 g) do produto da marca Vigor tem 5,1 gramas de gordura
saturada e 151 calorias, contra 1,3 grama de gordura e 58 calorias do
tipo natural da mesma marca. Já o da Nestlé tem 113 calorias contra 74
do tradicional (sempre considerando a porção de 100 gramas), e quase a
mesma quantidade de gordura. As marcas lançaram campanhas neste mês divulgando as vantagens do
iogurte, que já é velho conhecido nos Estados Unidos e na Europa. As
principais diferenças em relação ao tradicional são a consistência mais
firme e a menor acidez. "É como se fosse concentrado", diz a
nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria.
O que garante a textura diferente é a gordura --o da Vigor tem creme de leite na fórmula. E todos já vêm adoçados, com açúcar mesmo.
"É um iogurte pesado", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, especialista em nutrição funcional. Para ela, a novidade só tem desvantagens. "Por ser um derivado lácteo, presume-se que seja saudável. Mas duas porções por dia desse iogurte são 300 calorias. Socorro."
Editoria de Arte/Folhapress |
O que garante a textura diferente é a gordura --o da Vigor tem creme de leite na fórmula. E todos já vêm adoçados, com açúcar mesmo.
"É um iogurte pesado", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, especialista em nutrição funcional. Para ela, a novidade só tem desvantagens. "Por ser um derivado lácteo, presume-se que seja saudável. Mas duas porções por dia desse iogurte são 300 calorias. Socorro."