quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Reitor acompanha trabalho de recuperação de obras de Biblioteca do IFCH


Fonte: UFRGS (14/01/2014) 

Equipe busca minimizar transtornos ocorridos após vazamento na unidade setorial de Ciências Sociais e Humanidades (BSCSH) 

Carlos Alexandre Netto acompanha trabalho de recuperação das obras - Foto: Ramon Moser

O incidente ocorrido recentemente com rompimento de um cano de água na Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades (BSCSH) tem mobilizado servidores e colaboradores para a recuperação do acervo atingido. Nesta terça-feira, dia 14 de janeiro, o reitor Carlos Alexandre Netto acompanhou o trabalho realizado e manifestou seu apoio aos profissionais envolvidos na ação. A partir desta quarta-feira, dia 15, um contêiner refrigerado será instalado próximo ao prédio da biblioteca, para a restauração das obras que tenham sido mais atingidas. O processo será de congelamento a uma temperatura de -20°C para eliminar fungos e garantir o recobramento de maior número de livros.

Carlos Alexandre Netto relatou que a situação foi um acontecimento trágico, pois é uma importante unidade setorial. Ele aproveitou a ocasião para destacar que as rápidas providências tomadas pela Biblioteca e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas foram fundamentais para a garantia do mínimo prejuízo. “Oferecemos todo apoio ao trabalho e ao esforço de poder reabrir na maior brevidade a biblioteca. Essa atuação em conjunto vai tornar possível a reparação de quase a totalidade do acervo”, enfatizou.

Mutirão de trabalho
A equipe, que já conta com mais de 20 pessoas, desenvolve, desde o ocorrido, atividades que facilitem a secagem e demais necessidades, num procedimento realizado individualmente de forma manual, para que os livros possam ser devolvidos ao acervo. A restauração das obras raras e aquelas mais atingidas é acompanhada por Lorete Mattos, do Departamento de Obras Raras da Biblioteca Central. Segundo ela, o congelamento no contêiner ajudará a completar o trabalho já iniciado, colaborando para impedir o processo de degradação dos livros. O contêiner tem uma capacidade para 55 m³.
A visita foi acompanhada, também, pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas; pelo vice-pró-reitor de Planejamento e Administração, Luís Roberto da Silva Macedo; pelo pró-reitor em exercício da Superintendência de Infraestrutura, Edy Isaías Junior; pela diretora do IFCH, Soraya Vargas Cortes; pelo prefeito do Campus do Vale, João Júlio Klusener; e pelas diretoras da Biblioteca Central, Viviane Carrion Castanho, e da BSCSH, Karen de Freitas Irizaga. A Biblioteca Setorial de Ciências Sociais e Humanidades está localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, no Campus do Vale, e é responsável por mais de 500 mil empréstimos à comunidade acadêmica por ano.