FONTE: Agência Fapesp (03/07/2013)
Os pesquisadores brasileiros têm se esforçado para melhorar suas
habilidades em redação, mas ainda cometem erros ao escrever uma tese ou
artigo, segundo Gilson Volpato, especialista em redação e publicação
científica. Para Volpato, professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de
Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), isso ocorre
porque muitos pesquisadores não dominam ainda conceitos básicos da
redação científica.“Temos boas pesquisas no Brasil que, muitas vezes, são poucos citadas
porque os resultados são mal apresentados. Isso se deve a uma série de
equívocos sobre conceitos fundamentais na redação de um texto
científico, que precisam ser corrigidos”, disse Volpato, à Agência FAPESP. De acordo com o autor – que dá cursos sobre o tema e já auxiliou
pesquisadores a reescreverem mais de 250 artigos em humanas, exatas e
biológicas –, um dos conceitos relacionados à estrutura e apresentação
dos textos utilizado de maneira equivocada está na introdução.