quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Livro: "Todo Paciente Tem uma História para Contar"

Folha (31/08/2011)

É sempre um alívio quando o médico descobre o motivo da dor. Acontece que muitas vezes, esse processo pode ser demorado e nem sempre bem-sucedido. E por mais que a medicina tenha evoluído e se modernizado, ainda há muito o que se aprender, e não serão todas as vezes que a vida de um paciente será salva.  A noção da dificuldade de um diagnóstico médico só ficou mais clara com as séries de televisão, principalmente "House", onde toda a graça da coisa é descobrir de um jeito ou de outro o que o paciente tem. É claro que na telinha o processo todo tem um ar para lá de pitoresco, apesar de ser mantida uma dose de realismo considerável. O seriado em questão foi inspirado na coluna mensal de Lisa Sanders, clínica geral da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, publicada na New York Times Magazine.  Sanders, que se tornou consultora técnica do programa, também assina o livro "Todo Paciente Tem uma História para Contar", onde explica diagnósticos raros e cheios de lacunas, assim como na série, com toda a dificuldade que a vida real impõe.



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Artista sonâmbulo só consegue desenhar enquanto dorme

BBC BRASIL (29/08/11)

Hadwin não se lembra de nada do que desenhou de madrugada
O artista Lee Hadwin tem um talento único: ele só consegue desenhar enquanto está dormindo.
Diagnosticado com sonambulismo, ele conta que não se lembra de absolutamente nada do que produz de madrugada. Hadwin conta ainda que ele nunca teve um interesse muito grande por artes. Ele começou a desenhar enquanto dormia ainda criança, quando tinha apenas 4 anos de idade.  Questionado sobre o que pretende fazer com seus desenhos, ele conta que há muitas galerias de arte interessadas e que costuma vender alguns trabalhos para arrecadar dinheiro para a caridade.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

cid:image001.jpg@01CC3420.DAD91780

Treinamentos Online bases de dados do Portal Web of Knowledge  e  Portal Periódicos da CAPES
                                               
Convidamos você  para participar dos treinamentos online que serão oferecidos durante esta semana. Nas datas indicadas abaixo a Sras. Rejane Klaes  e Jane Guirado bibliotecárias  do Help Desk do Portal de Periódicos da CAPES , apresentarão  o Portal de Periódicos da CAPES em módulos.  Após as apresentações do Portal de Periódicos, a instrutora da Thomson Reuters  Mirta Guglielmoni ministrará apresentações sobre as  bases de dados da Thomson Reuters indicadas. Temos limites de vagas (60) para facilitar a comunicação durante o treinamento. Se o máximo de participantes já foi atingido no momento da sua inscrição,  a tela indicará “ The session is full” (veja imagem). No caso de não conseguir se inscrever por estar o curso lotado, envie uma mensagem para  http://br.mc659.mail.yahoo.com/mc/compose?to=cursos@thomsonreuters.com para que nos treinamentos futuros a sua inscrição tenha prioridade.  Indicar no título do email:  Interesse em novos cursos- julho completo. Por favor leia cuidadosamente as seguintes instruções
Utilizaremos o Sistema Webex- Requerimentos técnicos:
1-   Computador com caixa de som testado com antecedência (durante o curso colocar o volume ao máximo).  Não é necessário fone de ouvido. Se tiver poderá utilizá-lo. Você ouvirá a apresentadora,  mas enviará seus comentarios apenas pelo Chat do sistema.
2-   O Webex funciona com sistemas operativos Windows XP, Vista, etc; Solaris, Mac, e distintos browsers (Internet Explorer 6/7/8; Firefox 2/3/3.5). Para mais detalhes acesse o link: http://support.webex.com/support/system-requirements.html?_nfpb=true&_pageLabel=SystemRequirementsHome
3-  No día do curso, ingresse com 10 minutos de antecedência para que a aplicação Meeting Center se instale automaticamente. Se o sistema o solicitar, digite a senha indicada na mensagem de confirmação e clique em Join.   

CALENDARIO Fim de Agosto e incio de Setembro de 2011  e Links de Inscrição aos Cursos  

Inscreva-se através dos links. Por favor escreva seu nome completo e emseguida a sua instituição (como se fosse a segunda parte de seu sobrenome).   Uma vez registrado no curso, você receberá uma mensagem automática em inglês (veja exemplo abaixo) .  Se o link não abrir, por favor copie e cole direitamente no browser.

29/8/11   14-14:50 (horario Brasilia)  Portal Capes: Módulo Meu Espaco (Jane)   --  14:50-15:40( horario Brasilia)   Endnote Web  (Mirta)


30/8/11 14-14:50 (horario Brasilia)  Portal Capes: Módulo Buscar Assunto (Rejane)   --  14:50-15:40( horario Brasilia)  Web of Science: Regras de Busca  (Mirta)


31/08/11 14-14:50 (horario Brasilia)  Portal Capes: Módulo Buscar Periódico(Jane)   --  14:50-15:40( horario Brasilia)  Web of Science: Pesquisa de Citação  (Mirta)


01/09/11 14-14:50 (horario Brasilia)  Portal Capes: Módulo Buscar Base(Rejane)   --  14:50-15:40( horario Brasilia)  Journal Citation Reports—Fator de Impacto de Revistas  (Mirta)


Exemplo de email de confirmação  (chega quase imediatamente após sua inscrição, se não aparecer verifique na caixa do Spam)   O horario que aparece é o horario de Nova Iorque que corresponde com o horario do Brasil escolhido por você.    
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
         Marcia,
seu registro para o curso foi aceito

Topic: Portal Capes / Novo Portal Web of Knowledege
Host: Mirta Guglielmoni
Date: Sunday, June 26, 2011
Time: 3:30 pm, Eastern Daylight Time (New York, GMT-04:00) CORRESPONDE COM O HORARIO DE BRASIL ESCOLHIDO POR VOCÊ
Registration ID: 302097
Session Number: 659 359 509
Session Password: curso
-------------------------------------------------------
Para participar do curso
-------------------------------------------------------
1. Go to: https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific/k2/j.php?ED=151894957&UID=1037302332&HMAC=0e6bd9b5e1ca38da71b1882f058f
2. Click "Join".
3. Enter your name and email address (or registration ID).
4. Enter the session password: curso
5. Follow the instructions that appear on your screen.

Se tiver problemas para entrar no curso o durante o mesmo por favor entre em contato com o escritorio Webex do Brasil : 08008914150
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Guarde a mensagem de confirmação para poder acessar o curso.
No día do curso,
1-    Ao clicar no link de acesso  e possivel que a tela solicite seu email de inscrição ou Registration ID (que aparece no email de confirmação)
2-    Ao entrar o curso, a tela pode solicitar que participe de audio pela Internet (como indicado na imagen), aceite por favor para poder ouvir.
\cid:image002.png@01CC425A.69A877C0

Se tiver dúvidas ou para  solicitação de inclusão de seu email na lista de convites  escreva para  Mirta: http://br.mc659.mail.yahoo.com/mc/compose?to=cursos@thomsonreuters.com

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mal do século


Foto: Olga Vlahou
Sete em cada dez pessoas sofrem ou sofrerão de um dos “males do século”. A cefaleia tensional, ou dor de cabeça associada a estresse, tensão, fadiga ou movimentação e postura inadequadas. Apesar do nome, a causa ainda não está totalmente clara. Frequentemente associada à contração dos músculos da cabeça e do pescoço, em indivíduos submetidos a situações de estresse, ou de trabalho prolongado em escritório, principalmente ligado a um computador. Dormir em posição não habitual, como cochilar assistindo a um programa na tevê, também pode deflagrar uma crise de cefaleia. Como dores de cabeça são muito frequentes na população, o diagnóstico correto, e a diferenciação de outras causas mais sérias de cefaleia, pode ser crucial.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bacteria bloqueia transmissão da Dengue

Mediconerd (23/08/2011)
   

Pesquisadores australianos publicaram dois artigos hoje na Nature mostrando que um tipo de bacteria do gênero Wolbachia, tem variantes especiais wMelPop-CLA, capazes de bloquear a transmissão do vírus da Dengue. Os pesquisadores injetaram essa bactéria em mosquitos Aedes aegypti e observaram que os mosquitos começaram a desenvolver defesas contra o vírus.


 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Professora da UFRGS é responsável por protocolo que ajudará a juntar famílias separadas no passado pela hanseníase; veja a notícia

Genética ajudará a juntar famílias separadas no passado pela hanseníase


Fernanda Bassette e Karina Toledo - O Estado de S.Paulo

                                         Epitacio Pessoa/AE-26/5/2011
Investigação. Maria Teresa da Silva Santos Oliveira com as
cartas da mãe; agora ela tenta confirmar quem são os seus irmãos

Identificação, que servirá de base para pedido de indenização, será possível graças a parceria do governo federal com o Instituto Nacional de Genética Médica Populacional; entre 1920 e 1970, lei ordenava separação de filhos sadios dos pais com a doença


Isso será possível graças à uma parceria do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) com o Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (Inagemp). O programa será lançado hoje, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio. A ideia é que o Morhan mapeie o histórico e os documentos de pessoas que já identificaram prováveis familiares no Brasil para que o exame genético comprove os laços de parentesco. O cadastro atual dos filhos de ex-pacientes com hanseníase ainda é tímido - hoje tem cerca de 10 mil pessoas. A médica responsável pelo protocolo será a geneticista Lavínia Schüler Faccini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E a primeira pessoa a se submeter ao exame genético será Maria Teresa da Silva Santos Oliveira, de 55 anos, que idealizou o início do movimento de encontro dos filhos.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Já está disponível na biblioteca a versão impressa dos Anais da 31ª Semana Científica do HCPA.
Acesse a versão eletrônica clicando aqui

Vídeo com gorila testa mente humana; faça o teste

Folha (22/08/2011)

Ao ver o vídeo do "gorila invisível" pela primeira vez, é difícil acreditar que os voluntários do experimento não perceberam o sujeito fantasiado que entra em cena. Para o estudo original, realizado em 1999, gravou-se um vídeo com seis pessoas --três usam camisetas brancas e as outras três, pretas -- que brincam com bolas de basquete.



Os resultados da pesquisa, proposta pelos psicólogos Daniel Simons e Christopher Chabris, revela que as pessoas, em geral, prestam tanta atenção em um evento que se tornam "cegas" para outras. Na época, metade dos voluntários não viu o gorila do vídeo. Hoje, os resultados seriam outros, já que o vídeo se tornou famoso e as pessoas têm consciência de que um ser inesperado vai surgir.  Faça o teste você mesmo e responda ao proposto pela dupla de cientistas: Quantas vezes os jogadores brancos passam a bola de basquete?

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pai cria jogo de computador para ajudar no tratamento de doença da filha

BBC Brasil (19/08/2011)

O pai de uma menina de 4 anos que sofre de fibrose cística desenvolveu um jogo de computador que ajuda no tratamento da doença.

David Day (à frente) contou com apoio de colegas
como Andreas Oikonomou para ajudar a filha Alicia
David Day, que é professor de computação e matemática na Universidade de Derby, na Grã-Bretanha, sofria com as sessões diárias de fisioterapia respiratória com a filha Alicia. "Toda noite, ela chorava e gritava e fugia e a coisa estava ficando progressivamente mais difícil quanto mais velha ela ficava", diz Day. Foi então que ele percebeu que poderia usar o talento de seus colegas de universidade para diminuir o sofrimento da menina. Junto com especialistas da Escola de Computação e Matemática, ele desenvolveu uma linha de jogos de computador que tornam o tratamento divertido e ainda podem ajudar a monitorar a progressão da doença. Ao respirar através de uma máscara conectada por tubos aos computador, as crianças controlam personagens e formas na tela ao expirar com determinada força.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nova pílula contra o câncer é aprovada nos EUA

Estadão (18/08/2011)


Remédio deverá ser administrado em casos de tumores com uma mutação genética conhecida como BRAF V600E


Washington - A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira a pílula Zelboraf para pacientes com melanoma em etapa avançada ou inoperável, em particular em casos que apresentam uma mutação genética. Zelboraf (vemurafenib) será lançado no mercado nas próximas semanas voltado para o tratamento de pacientes com tumores cancerosos que expressam uma mutação genética chamada BRAF V600E - proteína regularizadora do crescimento das células do corpo, que sofre mutações em cerca da metade dos pacientes com melanoma avançado. Fabricado pela empresa Genentech do Grupo Roche, Zelboraf é capaz de bloquear a função da proteína BRAF afetada pela mutação. As autoridades não realizaram provas sobre a eficácia desta droga em pacientes que não apresentam essa mutação genética.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Suplementação de selênio reduz peroxidação lipídica em sobrepesos

NUTRITOTAL (11/08/2011)
Autor(a):       Rita de Cássia Borges de Castro
Fotógrafo:    Camila G. Marques

Pesquisadores do Reino Unido publicaram na revista científica Obesity um estudo que comprovou o benefício potencial da suplementação de selênio na redução do estresse oxidativo pós-exercício em indivíduos sobrepesos. Trata-se de um estudo controlado por placebo, duplo-cego e cruzado, em que cada participante recebeu 200 mg de selenito de sódio (Se), e placebo (que não continha glicose), cada um durante três semanas. Dez indivíduos foram submetidos ao tratamento, na seguinte ordem: primeiramente com o uso de Se e posteriormente com placebo e os outros 10 indivíduos na ordem inversa: placebo e depois Se. Assim, o grupo de estudo consistiu de 20 indivíduos, que foram divididos de acordo com o índice de massa corporal (IMC), sendo 10 indivíduos com IMC eutrófico (média de 22,8 ± 0,41 kg/m2) e outros 10 indivíduos com sobrepeso (IMC: 28,0 ± 0,81 kg/m2).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pesquisa busca voluntárias para provar que chocolate protege pele do sol

Estadão (16/08/2011)

AE

Os polifenóis, presentes nos chocolates amargos, ajudariam a proteger a pele contra os raios nocivos do sol


WASHINGTON - A Universidade Laval do Québec, no Canadá, procura voluntárias para comer chocolate amargo diariamente durante 12 semanas e comprovar se o alimento pode agir como protetor solar, informou o coordenador do estudo. "O chocolate amargo contém antioxidantes naturais, o polifenóis, que poderiam proteger o corpo dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta", explicou nesta segunda-feira à Agência Efe o coordenador do estudo, Bruno Riverin. Para verificar sua hipótese, os pesquisadores precisam reunir 60 mulheres saudáveis entre 25 e 65 anos, de pele clara e não fumantes dispostas a comer chocolate amargo rico em polifenóis durante três meses.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

'Tatuagem eletrônica' monitora sinais vitais de pacientes, diz estudo

James Gallagher
Repórter de Saúde, BBC News (12/08/2011)
Sensor gruda na pele e pode ser movido,
dobrado e esticado sem quebrar (Foto: John Rogers)

Uma "tatuagem eletrônica" pode levar a uma revolução na maneira como os pacientes são monitorados, além de trazer um avanço nos jogos de computador, afirmam cientistas americanos. Os pesquisadores usaram o recurso, que é mais fino que um fio de cabelo humano, para monitorar o coração e o cérebro de pacientes, de acordo com um estudo publicado na revista científica Science.  O sensor se gruda na pele humana da mesma forma que uma tatuagem temporária e pode ser movido, dobrado e esticado sem se quebrar. Os cientistas esperam que a tatuagem possa substituir equipamentos de grande porte usados em hospitais atualmente. Hoje em dia, é necessário um amontoado de cabos, fios, monitores e pegajosas almofadas cobertas de gel para acompanhar os sinais vitais de pacientes. Estudiosos dizem que isso pode ser estressante quando, por exemplo, um paciente com problemas do coração tem de usar um grande monitor por um mês para captar eventos cardíacos anormais e raros.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os home cares no Brasil

Por Marco Antonio L.
Do Correio do Brasil via Luis Nassif Online (11/08/2011)

Tratamento em casa pelo SUS seguirá modelo norte-americano

A presidenta garantiu que a quantidade de médicos será ampliada. A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta quinta-feira, que o governo vai usar a experiência norte-americana dos home cares para financiar estruturas de atendimento a doentes em casa. A finalidade é para amenizar a demanda em hospitais do Sistema Único de Saúde. Além disso, a quantidade de médicos será ampliada. – O governo vai financiar com seus recursos uma parte muito importante: o tratamento do doente em sua casa, como se fosse no hospital –, disse a presidenta. – Em certos casos, a pessoa não precisa ficar uma semana no hospital. Ela pode ficar em casa se tiver alguém para cuidar. Vamos financiar a estrutura de acompanhamento dessas pessoas que estão em fase de recuperação.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Amazon lança aplicativo que permite ler livros na nuvem

Folha.com (10/08/2011)

Captura de tela do web app Kindle Cloud Reader, da Amazon
 A Amazon lançou nesta quarta-feira (10) o Kindle Cloud Reader, um aplicativo que permite ler livros eletrônicos desde o navegador de diferentes dispositivos, tanto on-line como sem conexão à internet e sem necessidade de downloads nem instalações.  aplicativo, baseado na linguagem HTML5, permite aos usuários acessar mediante seu navegador instantaneamente os catálogos de literatura eletrônica da Amazon, que disponibiliza 950 mil livros. A ferramenta já está disponível a partir desta quarta-feira para Safari --com uma versão especial para o tablet iPad-- e para Chrome, enquanto os usuários de Internet Explorer, Firefox, BlackBerry Playbook e outros navegadores de dispositivos móveis terão que esperar mais alguns meses para utilizar o aplicativo.



terça-feira, 9 de agosto de 2011

Hepatite C: qual é a sua cara?

Carta Capital (04/08/2011)

A hepatite C, doença silenciosa que atinge aproximadamente 4 milhões de pessoas no Brasil, torno-se tema de preocupação do Ministério da Saúde desde o início do mês passado, quando o órgão anunciou mudanças para o tratamento da patologia. Em julho, foi aprovada uma alteração no protocolo de tratamento que aumentou para 72 semanas o prazo de fornecimento de remédios para a doença – antes eram apenas 48. Nesta quinta-feira 4, quatro organizações não-governamentais anunciaram em conjunto uma campanha nacional de combate à moléstia. O objetivo é alertar para a necessidade de realizar o teste de detecção da hepatite C, principalmente para as pessoas que compõem as faixas etárias de maior risco, que vão dos 40 aos 65 anos e dos 65 em diante.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aumento de obesidade pressiona governos de países emergentes

Pablo Uchoa
Da BBC Brasil em Londres (08/08/2011)

Governos de países emergentes estão sendo impelidos a adotar medidas para combater o avanço da obesidade, que atingiu níveis alarmantes em economias em rápido crescimento nas últimas três décadas. Dados inéditos da Organização Mundial de Saúde (OMS) obtidos com exclusividade pela BBC Brasil confirmam que, assim como o rápido crescimento do PIB (Produto Interno Bruno), o sobrepeso e a obesidade dispararam em países como China, Índia, África do Sul, Brasil e México. Conhecidos no passado por dificuldade em alimentar suas populações, estes países hoje se debatem com problemas de natureza oposta - em um fenômeno que especialistas chamam de "dupla carga". "A forma com que calculamos o desenvolvimento econômico é simplesmente uma medida do quanto consumimos - então o quanto mais você consume, mais rico você é... e é claro que isso é ruim para ganho de peso", disse à BBC Brasil SV Subramanian, professor de Saúde da População e Geografia da Universidade de Harvard. No mês que vem, líderes mundiais se encontrarão na primeira cúpula de alto nível da ONU sobre doenças não-transmissíveis, que incluem obesidade, e serão exortados a adotar medidas de controle e regulamentação sobre a indústria alimentícia, assim como sistemas para identificar potenciais complicações de saúde em estágio inicial.

Novos impactos

Agência FAPESP (08/08/2011)

– A nova edição do Journal Citation Reports (JCR), divulgado pela Thomson Reuters, lista 10.196 publicações científicas de 84 países, das quais 103 são do Brasil. O relatório mostra que, das 1.075 publicações que receberam fator de impacto pela primeira vez, 35 são brasileiras. O JCR divulga anualmente, desde 1972, o fator de impacto de periódicos científicos internacionais. O relatório funciona como ferramenta de avaliação das revistas e reúne dados do Institute for Scientific Information – ISI Web of Knowledge com o objetivo de acumular e tabular a contagem de artigos e citações de diversas especialidades de ciências, tecnologia e ciências sociais. O fator de impacto foi calculado pelo número de citações no ISI em 2010 – referentes a artigos publicados em 2009 e em 2008 –, dividido pelo número total de artigos publicados pela revista nos dois anos. Segundo Abel Packer, coordenador operacional do SciELO (Bireme/FAPESP), o bom desempenho dos periódicos brasileiros pode ser observado desde a edição de 2009 do JCR. “A entrada de novos periódicos nacionais, de fora do Estado de São Paulo, em 2007 na base ISI contribuiu muito para o aumento do número de artigos e citações de autores brasileiros”, disse à Agência FAPESP.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ministério inaugura em Bangu primeira Unidade de Pronto-Atendimento em presídio

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou hoje (5) uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no Complexo de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. É a primeira unidade de emergência instalada em um presídio.“Os serviços dentro do Complexo de Bangu reduzem a pressão sobre o serviço de saúde do restante da população, desafoga as emergências. Além disso, há um conjunto de doenças com alta prevalência no Brasil devido também à falta de assistência à população privada de liberdade, como a tuberculose, várias doenças sexualmente transmissíveis e por drogas injetáveis. Então, além de ser um direito dessa população, esse tipo de assistência evita a contaminação do resto da população”, destacou Padilha. À tarde, o ministro vai inaugurar uma UPA no município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. “É fundamental que o Brasil expanda sua rede de urgência e emergência e nossa meta é construir mil UPAs até 2014”, disse Padilha. Mais cedo, ele participou da inauguração da unidade do programa Farmácia Popular em Manguinhos, zona norte, e do Seminário Preparatório para a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde. Sobre as farmácias populares, Padilha, lembrou que já existem 16 mil unidades no país, que possibilitaram em seis meses o aumento de 190% no acesso de hipertensos aos medicamentos. No caso dos diabéticos, a ampliação chegou a 133%. O ministro destacou que 63% dos remédios das farmácias populares são genéricos. "Além de garantir o acesso dos medicamentos à população, esse programa fortalece a indústria de genéricos no Brasil, tão importantes para nossa autonomia na produção de medicamentos”, ressaltou.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL (publicado em 05/08/2011)

Faculdade de Medicina recepciona calouros e familiares

Na próxima semana, a Faculdade de Medicina (FAMED) realiza atividades de recepção aos calouros 2011/2. Na segunda-feira, dia 8, os alunos irão conhecer os docentes, a biblioteca, os chefes de departamento, o centro acadêmico e a Comissão de Graduação. A recepção para os ingressantes será realizada a partir das 8h, na sala 60 da FAMED (Ramiro Barcelos, 2400, térreo – Campus Saúde). Já os pais e familiares dos calouros estão convidados a participar de reunião na quinta-feira, dia 11, às 20h, no auditório Mário Rigatto, no 4º andar da Faculdade. Mais informações pelo telefone 3308.5941 ou pelo e-mail famed-secretaria@ufrgs.br.

FONTE: UFRGS (publicado em 05/08/2011)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Exame de urina poderá ajudar a diagnosticar câncer de próstata

Este teste pode ajudar os homens que apresentam uma presença elevada do antígeno PSA no sangue a decidir se podem atrasar ou evitar a biópsia

WASHINGTON - Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan desenvolveu um novo exame de urina que detecta o risco de câncer de próstata e que pode servir de indicador sobre a necessidade de fazer ou não uma biópsia. Segundo um estudo publicado na revista Science Translational Medicine, para os pesquisadores este teste pode ajudar os homens que apresentam uma presença elevada do antígeno PSA no sangue a decidir se podem atrasar ou evitar a biópsia, um exame que pode acarretar riscos para o paciente.
A análise detecta uma anomalia genética presente em 50% dos casos de câncer de próstata, quando se fundem os genes TMPRSS2 e ERG. No entanto, como esta fusão só aparece na metade dos casos, os pesquisadores optaram por incluir na prova outro marcador tumoral, o PCA3. Uma combinação que fornece mais dados para a detecção do câncer de próstata que a de qualquer um destes marcadores individualmente. Para realizar este estudo, os cientistas analisaram as mostras de urina de 1.312 homens em três centros médicos acadêmicos e em sete hospitais. Depois, dividiram os pacientes em três grupos segundo o risco de sofrer de câncer: baixo, médio e alto. E então, compararam os resultados do exame de urina com os das biópsias feitas em cada paciente. Os exames histológicos revelaram a presença de câncer em 21% dos casos que a prova tinha determinado como de baixo risco; em 43% os de médio e em 69% os do grupo de alto risco. Além disso, só 7% dos homens que pertenciam ao grupo de baixo risco foram diagnosticados com tumor agressivo, já os de alto risco chegaram a 40%. Segundo a equipe de cientistas, há muitos mais homens que têm uma elevada presença do antígeno PSA no sangue que os que realmente sofrem câncer de próstata, algo que até o momento é difícil de determinar sem uma biópsia. Por isso que os pesquisadores querem que o novo exame de urina que desenvolveram ajude o paciente a decidir se precisa ou não fazer uma biópsia. A American Câncer Society estima que 217.730 pessoas receberão um diagnóstico de câncer de próstata este ano nos Estados Unidos, enquanto que 32.050 morrerão por causa desta doença.

FONTE: ESTADÃO (Publicado em 04/08/2011)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Consumo de gordura diminui a tristeza, diz estudo

A pesquisa, publicada na revista 'Journal of Clinical Investigation', investigou os efeitos emocionais do consumo de ácidos graxos

LONDRES (Reuters Life!) - Cientistas descobriram a razão para corrermos atrás de um sorvete ou um bolo em momentos de estresse -- e isso não tem relação apenas com a sensação agradável ao paladar, mas também com uma sinalização entre o estômago e o cérebro, segundo o estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica.

AE
                                                             AE

A pesquisa, publicada na revista Journal of Clinical Investigation, usou exames de ressonância magnética para investigar os efeitos emocionais da injeção de ácidos graxos diretamente no estômago. Cientistas apresentaram músicas e imagens tristes a um grupo de 12 participantes, antes de injetar ácidos graxos em metade deles, e uma solução salina na outra metade. Com esse método, os pesquisadores "driblaram" a distorção causada pelo estímulo do paladar. Sem saber qual substância haviam recebido, os voluntários deram notas de 1 a 9 para o seu estado de espírito antes e depois das ressonâncias. Entre os que recebiam ácidos graxos, o "índice de tristeza" caía à metade. "Consumir gorduras nos torna menos vulneráveis a emoções tristes, mesmo se não soubermos que estamos consumindo gorduras", disse Lukas van Oudenhove, coordenador do estudo, ao site HealthDay. Embora o trabalho tenha implicações para a obesidade, a depressão e transtornos alimentares, Van Oudenhove disse que é preciso aprofundar as pesquisas para determinar se as conclusões podem servir no tratamento dessas doenças.

FONTE: ESTADÃO (Publicado em 02/08/2011)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Concurso de contos tem inscrições abertas até 31 de agosto

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Contos Caio Fernando Abreu 2011, promovido pela UFRGS através dos institutos de Letras e de Artes e pela Associação Gaúcha de Escritores. Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação, além de professores e técnico-administrativos da Universidade. Cada participante poderá concorrer com no mínimo dois contos e com o máximo de quatro trabalhos, de até 15 páginas. Os contos inscritos devem ser inéditos. Serão considerados oito vencedores que terão seus trabalhos publicados em livro. O regulamento e o cupom de inscrição podem ser retirados na Secretaria Geral do Instituto de Letras (Av. Bento Gonçalves, 9.500 – prédio 43221, Campus do Vale), até 31 de agosto. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 3308.6243.

FONTE: UFRGS (Publicado em 02/08/2011)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pesquisa testa tratamento de esclerose com células-tronco

Um grande teste clínico analisará o possível tratamento da esclerose múltipla com células-tronco, para estabelecer se elas podem conter e reverter o dano cerebral causado pela doença. A pesquisa, na qual participarão 200 pacientes de todo o mundo, será liderada por cientistas do Imperial College de Londres. Eles receberam fundos da Sociedade de Esclerose Múltipla e da Fundação de Células-Tronco do Reino Unido para começar o teste no final deste ano. Os especialistas tomarão células-tronco da medula óssea dos pacientes, depois as tratarão em laboratório e voltarão a injetar na corrente sanguínea, segundo os detalhes do teste divulgados nesta sexta-feira no Reino Unido.
Os pesquisadores esperam que as células-tronco encontrem um caminho até o cérebro para que possam reparar o dano causado pela doença, que causa lesões crônicas no sistema nervoso central e cujas causas são desconhecidas. O pesquisador chefe do estudo, Paolo Muraro, disse hoje que esta é a primeira vez que os especialistas se unem para provar células-tronco em esclerose múltipla em um teste de grande escala.
Os cientistas trabalharão em laboratórios em Londres e Edimburgo, onde cultivarão as células-tronco.
"O projeto de pesquisa de Muraro representa o primeiro teste deste tipo feito pelo Reino Unido sobre o uso de células-tronco para o tratamento da doença", afirmou nesta sexta o presidente da Fundação de Células-Tronco do Reino Unido.

FONTE: Folha de S. Paulo (publicado em 29/07/2011)

Padilha abre Semana Mundial da Amamentação no Rio

A Sociedade Brasileira de Pediatria pediu uma adesão maior de empresas à lei que aumentou de quatro para seis meses a licença maternidade

    RIO - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou hoje no Rio da abertura da Semana Mundial de Amamentação e do lançamento da campanha nacional deste ano, com o tema "Apoie a mulher que amamenta. Seja um amigo do peito". A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), parceira do ministério na campanha, pediu uma adesão maior de empresas à lei que aumentou de quatro para seis meses a licença maternidade.
    Divulgação/Ministério da Saúde
    Divulgação/Ministério da Saúde
    Juliana Paes, madrinha da camanha, em propaganda do governo

    A adesão é facultativa. Entre janeiro de 2010 (quando a lei foi regulamentada) e dezembro, 10.518 empresas se comprometeram a conceder os 60 dias adicionais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2008, o tempo médio de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de 54 dias, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de seis meses.
    Para o presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SPB, Luciano Borges, quanto maior o número de empresas que aderir à lei, melhor será o aleitamento. "Há um índice alto de desistência entre as mulheres que voltam a trabalhar", disse.
    Durante o evento, o ministério lançou o Guia dos Direitos da Gestante, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). "A ideia é fazer com que todas as gestantes e famílias saibam dos direitos que têm, desde o pré-natal", afirmou Padilha. Segundo a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, é preciso fazer com que a sociedade brasileira apoie a mãe. "Muitas mulheres ainda sofrem preconceito ao amamentar em público. É um ato que deve gerar solidariedade, não discriminação", disse.
    A madrinha da campanha deste ano é a atriz Juliana Paes, que afirmou ainda amamentar o filho Pedro, de oito meses. O ideal, segundo a OMS, é que as crianças sejam amamentadas até dois anos ou mais, com a adição de outros alimentos saudáveis a partir dos seis meses.

    FONTE: Estadão (publicado em 01/08/2011)